Jovens podem mudar o mundo

Já escutamos muito essa frase aí de cima, mas a verdade é que os adolescentes seguem excluídos das tomadas de decisões sobre temas importantes.

E quando falamos em saúde mental, o cenário não é diferente.

A hora e a vez das juventudes

Ampliar a voz e o papel de jovens e adolescentes na promoção do bem-estar e na prevenção de problemas em saúde mental: esse é o objetivo do Projeto Engajadamente.

Mais do que oferecer soluções, acreditamos neste grupo populacional, o maior já registrado na história do planeta,   para participar ativamente da pesquisa, aportar ideias, apresentar a própria visão de mundo dando apoio e sendo apoiado como parte importante da sua comunidade.

Como fazemos isso?

Investigamos as barreiras e desejos dos adolescentes e jovens brasileiros para o protagonismo em saúde mental

E fizemos isso em conjunto. Jovens e adolescentes mapearam as dificuldades, decodificadas em um formato narrativo para uma chat story disponível online.

Professores, psicólogos e demais profissionais do Ensino Médio também se engajaram na construção da ferramenta.

Conheça os resultados!

Objetivos do projeto

1 copia.png

MAPEAR

Conduzimos um mapeamento preliminar da compreensão e aspirações de adolescentes relativas à agência no contexto da promoção da saúde mental.

2 copia.png

DESENVOLVER

Desenvolvemos uma chat story voltada à avaliação e fortalecimento do senso de agência de adolescentes para a promoção de bem-estar.

3 copia.png

TESTAR E DISSEMINAR

Realizamos testes da ferramenta para comprovar a sua eficácia e, posteriormente, expandir seu alcance nacionalmente.

PÚBLICO-ALVO

Jovens das 5 regiões do Brasil e suas comunidades de aprendizagem.

Diversidade cultural, social e sexual são conceitos-chave pautando a pesquisa e a intervenção.

Fases do projeto:

 

1. Planificação e recrutamento:

  • Estruturação do projeto e definição de objetivos 

  • Formação da equipe de trabalho.

  • Recrutamento dos jovens que participaram do mapeamento. 


2 - Mapeamento

  • Como o jovem enxerga seu papel na promoção do bem-estar e da saúde.

  • Como o jovem pode se tornar um agente de mudança na sua comunidade.


3 - Laboratório de Inovação Digital

  • Discussão dos dados examinados.

  • Brainstorming de ideias.

  • Proposta do conceito central da chat story.


4 - Coprodução da chat story

  • Coprodução do roteiro da histórias e das peças audiovisuais adotando o paradigma da bioética do design.

  • Programação tecnológica ou automatizada da experiência.


5 - Teste de eficácia

  • Pesquisa para investigar a eficácia do bot.

  • Ajustes baseados nos resultados.


6 - Disseminação

  • Criação de uma campanha de comunicação.

  • Levar a chat story a adolescentes de 15 a 17 anos nas 5 regiões do Brasil.


7 - Produção de conhecimento

  • Apresentação dos fundamentos teóricos e dos resultados do projeto em  artigos e conferências acadêmicas.

  • Divulgação do trabalho junto a formuladores de políticas públicas, profissionais e jovens.

  • Disponibilização do banco de dados do projeto a pesquisadores brasileiros e internacionais.

Ficou com vontade de participar?

Então vem com a gente.